Principais cuidados da terceira idade com seus dentes
A saúde bucal dos idosos brasileiros é motivo de alerta. Metade das pessoas da terceira idade não tem dentes e cerca de 90% precisam passar por algum tratamento odontológico. A perda dos dentes nessa fase não é considerada normal e pode ser evitada se os cuidados começarem desde a infância.
Os problemas mais frequentes neste período da vida são a diminuição do fluxo de saliva, causada pelo uso de medicamentos sistêmicos, e a dificuldade de escovação pela perda de motricidade ou força nas mãos, o que pode prejudicar a dentição.
E quando se trata da nossa boca, a prevenção ainda é o melhor remédio.
Veja alguns hábitos de higiene bucal que devem ser incluídos na rotina quando se chega à terceira idade:
- Opte por escova elétrica ou aparelhos indicados para limpar dentes e próteses. Eles facilitam a escovação e garantem melhor higiene.
- Visite o dentista regularmente. Pode ser necessário aumentar a frequência de consultas, mas isso vai depender do histórico de cada paciente.
- A diminuição de saliva causa cáries. No caso de remédios que diminuem o fluxo salivar, é possível trocar o medicamento. Seu dentista e médico podem indicar a melhor alternativa.
- Quem usa dentadura deve trocá-la a cada três ou cinco anos. É preciso também fazer visitas ao dentista para que ele avalie a necessidade de troca por causa de desgastes ou perda de retenção da prótese. Neste caso, os implantes podem ser uma alternativa segura e permanente.
Sobre a Dental Co.
Na Dental Co. você se informa sobre nossos tratamentos, equipe, equipamentos e muito mais conteúdos como esse.
Venha conhecer nosso espaço e agende uma visita pelo nosso WhatsApp (47) 9229-7279 ou clique aqui para conversar diretamente com nossa equipe. Esperamos por você!