Aparelhos ortodônticos: Saiba como funcionam!
Com a função de corrigir a arcada dentária, os aparelhos ortodônticos são divididos, basicamente, em modelos fixos e móveis. A indicação do aparelho mais adequado só poderá ser feita após exames e uma avaliação do dentista.
Neste artigo, mostramos as principais diferenças entre esses tipos de aparelhos ortodônticos.
Aparelhos fixos
Nos modelos fixos, é a inclinação e força dos arcos (fios) que vai determinar a direção do deslocamento dos dentes. Conforme os dentes “cedem”, o dentista aumenta gradualmente a pressão do aparelho.
"Os aparelhos fixos podem ser usados tanto em crianças em fase de crescimento, como em adultos, com a principal função de movimentação dentária e para uma menor estimulação óssea”, explica Tiago Miri, cirurgião-dentista e especialista em ortodontia da Dental Co.
Existem vários fabricantes, tipos e materiais, que serão recomendados pelo especialista, de acordo com o diagnóstico.
Opções cada vez mais modernas
Hoje em dia, os tratamentos ortodônticos são mais ágeis devido ao uso de aparelhos ortodônticos fixos modernos, como os braquetes autoligados e fios termoativados.
“A maior diferença visível entre o aparelho convencional e o aparelho autoligado é que esse último não usa as famosas borrachinhas coloridas, com isso, o atrito gerado entre o aparelho e o fio é bem menor, proporcionando um tratamento mais rápido, além de gerar menos desconforto ao paciente. A indicação deve ser avaliada individualmente, mas com esses novos aparelhos é possível diminuir o tempo de tratamento ortodôntico em até 50% em alguns casos” explica nosso especialista.
Aparelhos móveis
Para casos mais simples, como arcadas inclinadas, ou para contenção ao fim do tratamento feito com o aparelho fixo, a opção é por aparelhos removíveis.
Esses modelos têm corpo de resina acrílica, com pequenas molas que tensionam o fio de aço e pressionam os dentes.
“Normalmente, os aparelhos móveis são usados em crianças e adolescentes para estimular o crescimento ósseo", acrescenta Dr. Tiago.
Alinhadores estéticos: solução discreta para corrigir o sorriso
Transparentes, e por isso bastante discretos, os alinhadores estéticos são placas removíveis que promovem a movimentação gradual dos dentes. O visual quase imperceptível e a flexibilidade em poder retirar para se alimentar, por exemplo, são alguns dos atrativos deste aparelho. Os alinhadores são feitos sob medida e devem ser trocados conforme tratamento avança, até o resultado final.
Sobre a Dental Co.
Na Dental Co. você se informa sobre nossos tratamentos, equipe, equipamentos e muito mais conteúdos como esse.
Venha conhecer nosso espaço e agende uma visita pelo nosso WhatsApp (47) 9229-7279 ou clique aqui para conversar diretamente com nossa equipe. Esperamos por você!